O cabelo sem volume é um problema capilar muito generalizado e também um dos mais visíveis, já que um cabelo com estas características tende a ter um aspeto pobre, agarrado à cabeça, sem brilho e inclusivamente sujo sem que realmente o esteja. As causas desta tipologia capilar são várias e vão desde a genética até ao stress, passando por fatores climatéricos, pela falta de cuidados específicos ou pelo uso de cosméticos inadequados. Felizmente, cada vez há mais produtos específicos para se conseguir um cabelo com mais volume podendo-se também adotar uma série de estratégias (cortes, penteados, formas de escovar, utilização do secador…) que resolvem o problema e devolvem a vitalidade às cabeleiras mais abatidas.

O corte de cabelo é um fator determinante. A opção mais adequada para minimizar o problema é optar por um estilo em camadas que confere volume e movimento. O comprimento ideal é o médio, já que o cabelo mais comprido acaba por ceder à força da gravidade, perdendo assim volume na parte superior. Quanto à cor, as madeixas são uma boa solução, pois dão um toque de luz descontínuo que favorece a sensação de volume.


O melhor conselho para dar volume ao cabelo é utilizar produtos específicos para esse tipo de cabelo. Os champôs para cabelo fino e sem volume, caracterizam-se por uma textura leve e incluem ingredientes capazes de aumentar o diâmetro da fibra capilar a partir do interior. O condicionador também deve ser específico para esse tipo de cabelo e é importante que este seja aplicado apenas no comprimento e numa pequena quantidade (não mais do que o tamanho de uma noz). Os voluminizadores, geralmente em spray, também têm por objetivo “engordar” o cabelo e dar-lhe corpo. Devem ser aplicados em pequenas quantidades sobre o cabelo seco, evitando a raiz.

Como escovar o cabelo é outro fator que tem influência no volume. As escovas compridas, de cerdas naturais, são as mais indicadas para pentear e desembaraçar sem deixar o cabelo pesado. A técnica de secagem é determinante. A melhor forma é: retirar o bico do secador e secar as raízes com um jato de ar frio, levantando-as. De seguida  já com o bico colocado e com a cabeça para baixo e o secador em modo de calor, secamos o resto do cabelo, dando-lhe forma e volume com a ajuda dos dedos.

Também podemos recorrer a uma série de penteados adequados para conseguir dar volume ao cabelo ou, pelo menos, conseguir uma sensação ótica “volumosa”. Neste sentido, os "apanhados" altos funcionam muito bem. Os cortes médios com as pontas “trabalhadas” para fora com a ajuda de uma escova redonda proporcionam também corpo e volume.

Um truque rápido: pentear com risco ao lado e mudar o risco de lado todos os dias. Desta forma consegue-se que as raízes tenham mais volume. 

Marcado com →  
Compartilhado →