Perucas-cancroA perda do cabelo é uma circunstância que afeta diretamente a aparência pessoal e, em consequência, a autoestima dos indivíduos que se confrontam com essa situação, tendo um efeito devastador no ânimo dos pacientes com cancro. Trata-se de um dos efeitos secundários mais comuns dos tratamentos de quimioterapia e/ou radioterapia, já que estes atacam não apenas as células malignas mas todas as células saudáveis do corpo, provocando, portanto, a queda do cabelo.

Apesar de se tratar de um dos efeitos secundários dos tratamentos que tentam combater o cancro, nalguns caso, o cabelo não cai, o que se deve ao tipo dos medicamentos utilizados e a que estes afetam cada pessoa de forma diferente. No entanto, noutros casos, o cabelo dos pacientes começa a cair depois do segundo ciclo de quimioterapia e/ou radioterapia.


Dependendo de cada pessoa, o cabelo pode cair totalmente ou tornar-se mais fino. Esta situação também se pode verificar em todas as partes do corpo, mas, felizmente, a seguir ao fim do tratamento, o cabelo volta a crescer, embora, por vezes, mude de cor e de textura.

No caso de ter de passar por um tratamento de quimioterapia, deve perguntar ao seu médico se os medicamentos que vai tomar podem provocar a queda do cabelo. É importante que o saiba para se poder preparar para enfrentar o problema e decidir o que pode fazer quando este começar a cair.

As alternativas para compensar a perda do cabelo, incluem a terapia psicológica combinada com opções para melhorar a imagem estética e o uso de produtos que ajudam a reforçar o couro cabeludo.

As opções estéticas incluem o uso de perucas ou postiços. Nesse caso, é importante que decida antes de começar a perder o cabelo, e de forma a que estes tenham uma cor semelhante à do cabelo natural e se ajustem ao estilo que costuma usar.

Em Portugal, a Svenson tem uma divisão especial para os pacientes com cancro, conhecida por Svenson Perucas, onde um especialista dá apoio para a escolha do tipo de peruca que melhor se ajusta aos gostos e ao cabelo natural dos pacientes. Para os pacientes com cancro, a Svenson oferece descontos especiais de 60% e tratamentos personalizados para fortalecer e revitalizar o couro cabeludo.

Marcado com →  
Compartilhado →