Perucas

Nos últimos tempos, os progressos na abordagem do cancro têm sido muitos e muito importantes, e cada vez são mais os pacientes que se salvam graças aos dois tratamentos que se utilizam para esta doença: a quimioterapia e a radioterapia. No entanto, e embora atualmente haja muitas linhas de investigação neste sentido, estas terapias têm muitos efeitos secundários, destacando-se, entre eles, e não pela sua gravidade ou importância mas sim pelo impacto psicológico nos pacientes, a queda de cabelo.

O facto de cair cabelo por causa do cancro é motivado pelos efeitos que estes tratamentos têm no couro cabeludo. A quimioterapia, ao atuar no ciclo celular das células cancerígenas, pode afetar outras células “saudáveis”, entre elas as dos folículos pilosos, enquanto que a radiação do tratamento com radioterapia, ao passar pelas diferentes camadas da pele, pode lesionar outras células, entre elas, também, os folículos. Como consequência disso, o cabelo cai (em geral entre a segunda e a terceira semanas de tratamento), para depois voltar a surgir normalmente, embora por vezes o novo cabelo possa apresentar diferenças de cor e textura.


Nesses casos, são muito úteis as soluções temporárias, como as perucas que a Svenson oferece aos doentes com cancro. Estas perucas oncológicas caracterizam-se por unir os dois requisitos fundamentais para os pacientes: aspeto natural e comodidade. O primeiro consegue-se graças ao material de que são feitas, 100 % de cabelo natural (ou sintético, caso se prefira), com um contorno que se pode recortar para assim conseguir naturalidade na linha de nascimento do cabelo e na zona das patilhas. Além disso, por se oferecerem numa vasta gama de cores, podem ser adaptadas a todos os estilos. Os peritos recomendam a escolha de uma peruca com a mesma cor e textura do cabelo natural e que esta se comece a usar antes da perda total de cabelo, por forma a que a mudança de aspeto (algo que afeta especialmente estes pacientes) seja a menor possível.

Quando à comodidade, estas perucas são elaboradas com materiais de primeira qualidade e têm uma base fina, transparente e transpirável, que se ajusta perfeitamente à pele. Têm umas varetas metálicas extraíveis na zona da nuca e nas patilhas, o que permite que se possam usar mesmo durante os exames médicos magnéticos.

O facto de, na medida do possível, se poder manter o aspeto habitual, apesar dos efeitos secundários do tratamento da doença, é algo que tem um efeito muito positivo no estado de ânimo destes pacientes. Esta é uma questão muito importante e que tem incidência na forma como eles lidam com a doença, algo que foi comprovado em primeira mão pelos responsáveis da Svenson através dos mais de 1.000 pacientes oncológicos (40% deles mulheres com menos de 50 anos) que acederam aos seus centros nos últimos anos.

A Svenson oferece perucas com um desconto especial de 60% a qualquer pessoa que se encontre em tratamento oncológico. Além disso, tem descontos adicionais para aqueles que pertencem às associações contra o cancro com as quais a Svenson tem acordos.

Marcado com →  
Compartilhado →