A mudança de estação implica sempre fazer reajustamentos nos hábitos quanto aos cuidados pessoais e isso também inclui o cabelo. O sol “comanda” a equipa de elementos inimigos do bom estado capilar ligados ao verão e os especialistas não duvidam em classificar a radiação solar como a maior agressão ambiental que o nosso cabelo recebe nesta época do ano. Mas não é a única: o cloro das piscinas (especialmente prejudicial para os cabelos pintados e muito castigados), o vento (que altera a estrutura da cutícula) e o sal marinho são outros elementos que é preciso considerar ao definir o “plano” de proteção do cabelo no verão“.

A tudo isto é preciso acrescentar que, tal como acontece com o cabelo na primavera, gozar de um bom estado capilar é um fator que exerce uma importante influência na autoestima e no estado de ânimo. É por isso que se devem usar todos os meios não só para proteger o cabelo como também para solucionar problemas que podem intensificar-se como, por exemplo, a secura extrema ou a queda.

De todos os componentes da estrutura capilar, o mais prejudicado por todos aqueles fatores é a fibra capilar e, mais especificamente, um dos seus elementos, a queratina, última responsável da saúde do cabelo. Em consequência dos efeitos do sol e dos restantes agentes agressivos, esta proteína natural oxida-se e desgasta-se devido, sobretudo, à ação do oxigénio e da radiação ultravioleta. O efeito imediato da perda deste escudo protetor é que os raios UV “andam à solta” na fibra capilar, o que se traduz num cabelo fraco, quebradiço e sem brilho.

Portanto, é necessário intensificar os cuidados do cabelo no verão antes, durante e depois da exposição ao sol. Neste sentido, é importante acrescentar aos cuidados diários os produtos capilares especificamente formulados para esta época do ano visto que, além de conterem ingredientes ultra hidratantes e protetores, incluem o fator de proteção solar e também protegem o bom estado do couro cabeludo. A dupla champô-amaciador é imprescindível, bem como o aumento da frequência de aplicação da máscara, um produto que representa uma autêntica cura de reparação. Os produtos solares formulados para fazer de barreira entre a radiação solar e o cabelo são outro cosmético imprescindível no saco da praia ou piscina.

Para os casos em que o cabelo está especialmente estragado ou enfraquecido ou se se notar que o ritmo ou a quantidade de perda de cabelo aumentou, há novas soluções que servem para reforçá-lo, pô-lo em forma e minimizar os danos ambientais sobre o mesmo, tais como o Spray Antiqueda com Nanossomas, da Svenson, que favorece a nutrição e a antioxidação.

Compartilhado →