Mulher-cabeloRecorrer aos fármacos autorizados para a abordagem e a prevenção da alopecia (atualmente são dois: um tópico, minoxidil, e outro oral, finasteride) costuma estar associado ao setor masculino da população. Não é em vão que a alopecia continua a ser um problema maioritário entre os homens, tendo sido eles os “pioneiros” a testar na primeira pessoa as vantagens destes medicamentos. Mas há cada vez mais mulheres a optar por esta solução para os problemas da alopecia.

Calcula-se que aproximadamente 25 % das mulheres tem algum problema relacionado com a perda de cabelo e os especialistas também constataram que os casos de alopecia feminina têm aumentado nos últimos tempos. O stress, fatores hormonais decorrentes da menopausa, o reajustamento das hormonas durante o período do pós-parto, cuidados inadequados, determinadas doenças e tratamentos médicos e a componente hereditária estão por trás desta maior prevalência. Conscientes do aumento do número de casos de alopecia feminina, os especialistas da Svenson oferecem várias soluções destinadas a atenuar esse problema e, na medida do possível, a minimizar os seus efeitos.

Uma delas é o minoxidil, especialmente recomendado nos casos de alopecia androgenética e em todas as situações nas quais ocorre uma queda de cabelo considerável. Tanto as investigações realizadas a este respeito como a experiência adquirida ao longo dos anos em que este fármaco tem sido aplicado demonstraram que o minoxidil atua estimulando o crescimento dos folículos pilosos, dado ter um efeito vasodilatador que favorece o fluxo sanguíneo. Como consequência desta ação, atenua-se a queda e potencia-se o aparecimento de novos cabelos.  Em todos os casos, seja o paciente homem ou mulher, o uso do minoxidil deve ser recomendado e prescrito pelo especialista, em função do tipo de alopecia e do estado em que o cabelo se encontrar. O minoxidil também pode ser usado depois de um microenxerto, para otimizar os resultados desta intervenção.


A aplicação deste fármaco é muito importante para tirar todo o partido dos seus princípios ativos e favorecer a eficácia. Deve ser usado diretamente sobre o couro cabeludo seco nas zonas nas quais a alopecia esteja presente, uma ou duas vezes por dia e deixando passar umas 8 horas entre cada aplicação. A constância no tratamento é fundamental, visto estar demonstrado que a sua interrupção não só detém o crescimento do novo cabelo como também diminui a densidade capilar a acelera a queda.

Para afinar ainda mais a eficácia (da aplicação) deste fármaco, a Svenson põe à disposição dos seus clientes a técnica MX Active, um sistema que inclui compressores de ar que propulsam o minoxidil no couro cabeludo, conseguindo assim que o fármaco seja mais bem absorvido e potenciando os seus princípios ativos. Tal como acontece com o fármaco aplicado de forma “convencional”, o Mx Active é indicado tanto para homens como para mulheres e pode ser complementado com o uso tópico do minoxidil em casa.

Compartilhado →