FotoOs fungos são uma infeção micótica que pode aparecer em qualquer parte do corpo. No caso concreto da cabeça são conhecidos como tinha do couro cabeludo, que pode causar transtornos graves se não for identificada e tratada a tempo. A tinha afeta principalmente crianças até à puberdade, mas pode haver contágio em todas as idades.

As infeções por fungos no cabelo são produzidas por um tipo de fungos denominado dermatófitos, que se reproduzem na epiderme devido à presença da queratina, bem como no cabelo e nas unhas.



Como identificar o fungo capilar?

  • Geralmente surge com a formação de um pequeno grão que progressivamente aumenta de tamanho, deixando áreas escamosas no couro cabeludo.
  • Pode causar em certas partes perda de cabelo, uma espécie de calvície temporária.
  • O fungo afeta as fibras do cabelo na área afetada, deixando-as frágeis e levando-as a partirem-se mais fácilmente.
  • Geralmente, nas áreas afetadas pelo fungo sente-se comichão e pode-se verificar uma vermelhidão ou inchaço.
  • Quando há um aumento da infeção fúngica, certas zonas apresentam manchas escamosas, que formam bolhas que podem rebentar.
  • As manchas são de uma tonalidade normal da pele no centro e têm uma tonalidade avermelhada no exterior, em forma de anel. 
  • Podem alastrar-se até ao pescoço e rosto, com inflamação dos gânglios linfáticos, pelo que frequentemente podem aparecer sintomas como febre, vómitos ou dor de cabeça.

Como tratar dos fungos no cabelo?

  • É importante manter a pele da área limpa e seca e ter uma higiene corporal completa.
  • O tratamento médico inclui loções de uso tópico, combinadas com a administração de medicamentos tais como: griseofulvina ou itraconazol,  entre outros.
  • Os médicos insistem que o uso de champôs ou loções não são suficientes.
  • Evitar o contato com animais que apresentem sinais da mesma infeção.
  • Em certos casos, devido ao avanço da infeção é necessário aumentar o tratamento com antibióticos e corticóides.
  • O tratamento pode durar entre 4 e 8 semanas e deve começar o mais rápido possível, de forma a evitar o seu propagamento para outras partes do corpo.

Assim que verificar sinais da doença, recomendamos que consulte um especialista o mais breve possível. Os tratamentos Svenson  podem tratar este tipo de fungo capilar e qualquer outro tipo de infeções do couro cabeludo, sendo realizados por especialistas capilares e de forma personalizada. 

Marcado com →  
Compartilhado →

14 Responses to Como identificar fungos no cabelo

  1. Keiler inacio pereira diz:

    Eu qro trata do meu cabelo ele ta ta caindo muito quando eu lavo ele

  2. neide fernandes da silva diz:

    Qual o nome do profissinal que cuida deste tipo de problema? Minha mae sofre desses sintomas há uns dez anos. Já passou por inúmeros dermatologistas e exames laboratoriais, sem sucesso. Os exames com demartologistas e alergistas sempre resultam em caso inespecífico. Podem me ajudar?

    • Svenson diz:

      Desde já agradecemos o seu contacto. O profissional que poderá ajudar além do Dermatologista é o Especialista Capilar. A Svenson convida todas as pessoas que tenham qualquer problema ou dúvida sobre questões capilares a realizar uma consulta gratuíta e informativa com os nossos especialistas capilares. Para tal, é suficiente preencher os seus dados e solicitar a consulta. Att, Svenson

  3. jessica diz:

    isso aconteceu cmg meu corro cabeludo deu uma firidinha pequena e de uns dia depois cimecou a alastrar e agora esta unorme guaze a metate da minha cabeca isso e hirivel doi muito e sinto muita dor na cabeca

    • Svenson diz:

      Desde já agradecemos o seu contacto. Com a informação que nos dá, é dificil conseguir ajudá-la.

      A Svenson convida todas as pessoas que tenham qualquer problema ou dúvida sobre questões capilares a realizar uma consulta gratuíta e informativa com os nossos especialistas capilares. Para tal, é suficiente preencher os seus dados e solicitar a consulta.

      Att,
      Svenson

  4. carla adma de franca mendes diz:

    Minha filha tem 15a anos,esta sem cabelos em toda parte de cima da cabeca,as vezes comeca a crescer mas parece que nao ter forca suficiente e volta a cair,e quando comeca a cair e muito rapido,ja nao sabemos a quem recorrer nos ajude!!!!!!

    • Svenson diz:

      Obrigada pelo seu contacto. Na Svenson só realizamos consultas a maiores de 16anos, se estiver próximo de realizar os 16, convidamos a realizar uma consulta gratuíta e informativa com os nossos especialistas capilares, para poder ser avaliada e aconselhada. Para tal, é suficiente preencher os seus dados e solicitar a consulta. Antes dos 16, deve consultar o Pediatra ou o Médico de Saúde Familiar.

      Att,
      Svenson

  5. Joyce santos diz:

    Eu to com quedas de cabelo,to com um buraco brande no couro cabeludo,estou muito preocupada e com medo que não cresça mais,o que eu faço ?

    • Svenson diz:

      Agradecemos o seu contacto. Tendo o base a informação que nos dá não é possível realizar um bom diagnóstico. Assim, a Svenson convida todas as pessoas que tenham qualquer problema ou dúvida sobre questões capilares a realizar uma consulta gratuíta e informativa com os nossos especialistas capilares. Para tal, é suficiente preencher os seus dados e solicitar a consulta.

      Att,
      Svenson

  6. jozileia diz:

    Me ajudem já não sei mais o que faço! Fiz tratamentos caseiros com limão e vinagre. Depois passei iodo aroeira.Mais depois volta tudo novamente. Nao sei o que faço!
    Desde já agradeço!

    • Svenson diz:

      Agradecemos o seu contacto. A calvíce pode ter por base diversas razões, para realizarmos o melor aconselhamento, teremos de conhecer o seu caso em específico. Para tal, a Svenson convida todas as pessoas que tenham qualquer problema ou dúvida sobre questões capilares a realizar uma consulta gratuíta e informativa com os nossos especialistas capilares. Para tal, é suficiente preencher os seus dados e solicitar a consulta.

      Att,
      Svenson