Pode ser um problema “de sempre”, diretamente relacionado com a tipologia capilar (cabelo fino e/ou gorduroso) ou aparecer de forma circunstancial (devido a alguma situação orgânica ou em consequência do processo de envelhecimento que está ligado a uma menor densidade capilar devido às mudanças hormonais), mas, de facto, em determinada altura da vida todas as mulheres se queixam de ter um cabelo sem volume. Felizmente, trata-se de uma situação para a qual há várias soluções efetivas e de simples aplicação, tanto em casa como nos centros especializados.

A norma básica para tratar um cabelo sem volume é usar os produtos adequados. O “manual de utilização” recomendado em todos os casos seria o seguinte: lavar o cabelo com um champô voluminador e aplicar depois um condicionador específico para cabelos finos ou sem volume. Depois, secar com uma toalha sem esfregar excessivamente. Tão importantes como os cuidados são os penteados para dar mais volume e, neste sentido, os produtos styling desempenham um papel fundamental. A chave está em aspergir as raízes (evitando o couro cabeludo) com um desses produtos (as apresentações em spray são preferíveis aos géis, visto que estes tendem a deixar o cabelo com um aspeto pesado). De qualquer modo, é importante aplicar uma quantidade pequena de produto, apenas a necessária para dar corpo ao cabelo.


Depois de se aplicar o produto de styling, trabalha-se o cabelo com as mãos, “levantando” as raízes para evitar que fiquem agarradas ao couro cabeludo. Nos cabelos mais compridos, pode-se acrescentar um toque de gel ou de cera modeladora nas pontas para dar mais volume ao conjunto do penteado. Por último, dar uma passagem com o secador, usando um modelo dos que têm bico e dirigindo o ar para a raiz. Se quiser mais volume, pode-se secar o cabelo de cabeça para baixo.

Um aspeto muito importante quando se trata de cabelo com pouco volume é o corte. Independentemente da tipologia (liso, frisado ou ondulado), os estilos em camadas são os mais recomendáveis. Outro truque para dissimular a pouca densidade no cabelo é aplicar madeixas ou reflexos. Esta técnica ajuda a criar uma ilusão ótica de “mais cabelo” e, além disso, os ingredientes contidos nas tintas engrossam ligeiramente a cutícula capilar, dando-lhe mais corpo.

As extensões e cabelos postiços popularizaram-se nos últimos tempos como recurso estético para aumentar a sensação de volume capilar e, também, para dissimular as primeiras manifestações da alopecia feminina. Face aos inconvenientes das opções tradicionais – produtos de “tira e põe”, que por vezes não proporcionam um resultado natural –, a Svenson oferece os Sistemas Hair & Hair, um produto elaborado com cabelo natural de forma personalizada que cria volume “integrando-se” no cabelo (não através de “acrescentos”), de maneira a que o resultado seja uniforme e proporcione a naturalidade e densidade desejadas.

Marcado com →  
Compartilhado →