Cabelo-bonitoPoucas mulheres se podem orgulhar de conservar permanentemente um cabelo 100 por cento saudável e uma cabeleira cheia de vida, volume, brilho e do resto das características que definem um bonito cabelo. São muitos os fatores que sabotam as tentativas de manter o cabelo no melhor estado possível: desde certos hábitos diários (abuso do secador e alisadores, uso de tintas inadequadas) até aos efeitos ambientais (sol, vento e outros elementos), passando por circunstâncias orgânicas (determinadas doenças, alguns fármacos…). Para conseguir um excelente estado capilar, a solução está em não baixar os braços, em oferecer sempre ao cabelo os cuidados adequados, e em seguir os conselhos dos peritos da Svenson.

1.- Se quiser que o seu cabelo brilhe, não o castigue

Um dos problemas mais frequentes é o do cabelo sem brilho e um dos fatores que mais o influenciam é o encrespamento, que se produz quando os cabelos (especialmente os mais porosos) entram em contacto com o vento, a humidade e com outros fatores que o “carregam” de eletricidade. Uma dieta desequilibrada e o abuso de tratamentos capilares também “roubam” brilho capilar. A melhor solução para este problema, é a de evitar, na medida do possível, o uso de alisadores e de secadores, e a de aplicar produtos que o nutram particularmente, tais como máscaras e condicionadores, assim como a de recorrer aos séruns capilares, formulados à base de óleos naturais e de outras substâncias que regeneram o cabelo em profundidade, devolvendo-lhe o brilho perdido.

 


2.- Ter uma cabeleira com volume está nas suas mãos

Outra queixa frequente, relacionada com o cabelo feminino, é o cabelo sem volume. As causas são várias, mas é um problema mais habitual nos cabelos finos ou com excesso de gordura, especialmente na raiz. Para esses cabelos, o corte é fundamental. Os estilos em camadas e trabalhados na zona da raiz proporcionam ao cabelo mais corpo e criam uma sensação de mais volume. Também é muito importante utilizar produtos capilares voluminizadores, especialmente concebidos para “engrossar” os cabelos. Truques, tais como secar o cabelo com a cabeça para baixo, permitem manter o volume durante mais tempo.

3.- Se tiver problemas, não os ignore

O cabelo seco e danificado é outro problema habitual. Em geral tem a sua origem em cuidados inadequados, mas, felizmente, trata-se de uma das questões capilares para a qual há mais soluções cosméticas. O repertório de produtos reparadores (champôs, condicionadores, máscaras e styling) é muito vasto e quando se usam de forma constante, estes produtos são muito eficazes.

4.- Escolha a escova para o seu tipo de cabelo e penteado

O excesso de gordura ou a perda de densidade capilar (frequente a partir dos 40) estão relacionados com o facto de saber como escovar o cabelo, um hábito que nem todas as pessoas realizam da forma mais correta e para o qual a escolha do pente ou da escova é fundamental. Há um modelo para cada penteado, tipo de cabelo e necessidade (cabelo molhado, brushing, desembaraçar…).

5.- O cabelo não só se vê … também se cheira!

Por fim, uma outra questão que preocupa muitas mulheres: o cabelo com mau odor, mais frequente nas fumadoras e naquelas que passam muito tempo em espaços fechados. A melhor forma de o combater é a higiene e a escovagem frequentes.

FOTO: Betsy Jones

Marcado com →  
Compartilhado →