Cabelo“Gostaria de mudar o look, mas: as colorações prejudicam o cabelo?” A resposta a esta pergunta, que a maioria das pessoas fazem antes de experimentar novas colorações para cabelo, é que as colorações para cabelo não são nocivas, desde que aplicadas corretamente.

Estes produtos atuam no cabelo de duas formas: penetrando no seu interior (no caso da coloração permanente e no tom sobre tom), alterando a cor dos pigmentos naturais através de um processo de oxigenação; ou permanecendo na cutícula, colorindo-a temporariamente (coloração semi-permanente). Ocorre igualmente na escolha do champô mais adequado para cada tipo de cabelo; antes de saber como pintar o cabelo é necessário determinar que tipo de produto se ajusta melhor às preferências pessoais (mais ou menos a cor ou a duração) e saber o estado em que se encontra o cabelo. Um clássico entre as dicas de cabelo para determinar quais as cores para cabelo mais adequadas  é ter em conta o tom da pele, dos olhos e das sobrancelhas.


Depois de escolhido o tipo de coloração e a cor, como se pode pintar o cabelo de forma correta? Primeiro devem-se aplicar as colorações para cabelo desde a raiz, uma vez que os pigmentos demoram mais a fixar-se nessa área do que no restante cabelo. É muito importante respeitar o tempo de exposição, de forma a evitar alguns dos efeitos secundários das colorações para o cabelo como, por exemplo, a descamação do couro cabeludo ou a excessiva secura de um cabelo que já é tendencialmente seco. Há que ter em atenção que a coloração implica submeter o cabelo a um processo agressivo; assim, é importante escolher um champô com pH ácido, uma vez que ao utilizar-se nas colorações produtos com pH alcalino para abrir a cutícula e depositar na mesma a cor, o melhor para devolver equilíbrio ao cabelo são os produtos com pH oposto, para que desta forma a cutícula mantenha a cor e neutralize a perda de suavidade, um dos efeitos secundários das colorações para o cabelo.

Outra das dicas de cabelo que ajuda a fechar a cutícula e a minimizar as consequências negativas da coloração é aplicar um último enxaguamento com água fria. Para manter a cor durante mais tempo, é necessário proteger de forma adequada o cabelo da exposição ao sol (o verdadeiro ladrão da tonalidade original da coloração) e não abusar do uso de secadores, alisadores ou frisadores.

Um último conselho: Para reavivar a tonalidade das cores para cabelo e estender a aplicação de novas colorações para cabelo, é uma boa opção escolher um champô cor, um tipo de coloração semi-permanente que proporciona brilho e sai com a lavagem.  

Foto: derekgavey

Compartilhado →