A queda do cabelo provocada pelos tratamentos contra o cancro é, sem dúvida, um dos aspetos que mais afeta, não só física mas também psiquicamente, as pessoas que têm de lidar com essa doença, muito especialmente as mulheres. À forma como se produz essa queda (em muitos casos, de um dia para o outro) e ao choque de assumir, para além do cancro e dos seus tratamentos, um novo aspeto físico, acrescenta-se o facto de que a queda do cabelo representa para muitas pessoas a “face visível” da doença. (Opiniões de doentes com cancro)

A perda do cabelo é um dos principais efeitos secundários dessas terapias, e acontece porque os mecanismos de ação dos fármacos que se utilizam nos tratamentos oncológicos (dirigidos principalmente a “travar” a progressão das células cancerígenas) alteram o correto desenvolvimento das restantes células do organismo, incluindo as células capilares. Essas alterações precipitam a queda do cabelo. Na maior parte dos casos, uma vez terminado o tratamento, o cabelo recupera as suas características habituais, embora por vezes, possa apresentar algumas alterações de cor, textura, etc.


Felizmente, cada vez há mais medidas de apoio aos pacientes em tratamentos oncológicos, entre as quais se incluem o acessoramento por parte de peritos, os quais realizam um importante trabalho tanto explicando com antecedência aos pacientes as alterações que o tratamento vai provocar no seu aspeto físico em geral e no cabelo em particular, como aconselhando a melhor forma de adaptar o aspeto físico a uma nova realidade.

Nesta adaptação, as cabeleiras oncológicas têm um papel fundamental. Atualmente, a oferta é vasta, pelo que, para escolher a solução mais adequada a cada pessoa e necessidade concreta, é muito importante contar com o assessoramento de profissionais como os da Svenson que, conscientes de todas as implicações deste problema, oferecem um grande leque de cabeleiras oncológicas, de cabelo natural, realizadas numa base fina, transparente e transpirável que se ajusta perfeitamente à pele e que proporciona uma aparência natural, sendo esta uma das principais exigências dos pacientes. A importância deste serviço ultrapassa as questões meramente estéticas, já que, tal como salientam os organizadores do próximo VII Congresso Nacional para Pacientes com Cancro (GEPAC), o trato agradável, a empatia e o interesse demonstrado pela situação dos pacientes, são fatores que ajudam a aliviar a sua carga emocional e que contribuem para aumentar a sua autoestima, muitas vezes afetada pela doença.

A Svenson é uma das empresas colaboradoras deste Congresso, o que se vem juntar a outras iniciativas da companhia, como a de oferecer descontos especiais aos pacientes em tratamentos oncológicos.

Pode solicitar mais informação sobre cabeleiras oncológicas em qualquer Centro Svenson

Compartilhado →