Tratamento-salicilicoA caspa não é só um problema estético, trata-se da manifestação de uma alteração do funcionamento do couro cabeludo. Há diversos fatores que contribuem para o seu aparecimento, mas as últimas investigações apontam decididamente para uma origem hereditária. A caspa está também relacionada com o stress, com uma dieta inadequada ou com a intolerância a determinados ingredientes presentes nas fórmulas dos produtos capilares que fazem com que o couro cabeludo reaja sob forma de descamação. O excesso de gordura também está associado ao aparecimento da caspa.

Independentemente da causa, a caspa manifesta-se sempre da mesma forma: através de uma aceleração da renovação das camadas mais superficiais da pele que levam ao desprendimento das células mortas em forma de escamas.


A procura de um tratamento anticaspa eficaz tem sido uma constante, tanto por parte das pessoas que sofrem desse problema como dos peritos encarregados de o tratar. Uma das estratégias que se usam com esse objetivo é a utilização de ácido salicílico para o cabelo. Sabe-se que esta substância, presente em tratamentos dermatológicos, tais como, por exemplo, os destinados a corrigir o acne, tem propriedades queratolíticas (efeito exfoliante) e, no caso do cabelo, ajuda a equilibrar o aparecimento da caspa.

Os investigadores da Svenson realizaram um estudo clínico neste sentido e chegaram à conclusão de que, no cabelo, a eficácia anticaspa desta substância é tanto maior quanto mais concentrada se aplicar (sempre em doses que não possam vir a produzir efeitos adversos) e mais tempo permanecer em contacto com o couro cabeludo.

Fruto desta investigação é o novo Tratamento de Ácido Salicílico, disponível de forma exclusiva nos Centros Svenson. Os estudos demonstram que aqueles pacientes aos quais este tratamento foi aplicado conseguiram uma redução da caspa até 90 por cento, obtendo-se um efeito visível logo a partir as primeiras sessões.

Para além deste tratamento específico e profissional, para manter o problema da caspa afastado é importante seguir uma série de procedimentos: lavar o cabelo com regularidade (a sujidade, os restos de suor e de produtos cosméticos são muito prejudiciais para o couro cabeludo e agravam o seu mau funcionamento associado à caspa), usando para isso um champô específico (na loja online da Svenson podem ser encontrados tratamentos para serem aplicados em casa), adaptado ao tipo de caspa (gordurosa ou seca). Também é importante evitar produtos que possam ser agressivos para o couro cabeludo e tratamentos como os moldados e desfrisados, que podem fragilizar o cabelo. Um estilo de vida saudável e controlar os fatores que desencadeiam o stress (um agente que acelera a produção de caspa) são outras estratégias que permitem equilibrar o funcionamento do couro cabeludo e prevenir o aparecimento da caspa. E caso o problema não melhore ou inclusivamente chegue a piorar, é importante colocar-se sempre nas mãos de um especialista. 

Compartilhado →