Nos últimos tempos uma nova “onda” de substâncias e ingredientes cosméticos monopolizaram o protagonismo da cosmética capilar e de muitos dos tratamentos destinados a manter um cabelo bonito e saudável. O aparecimento da queratina representou um autêntico boom, e agora é um dos componentes que triunfou no campo dos produtos de beleza facial (especialmente nos de antienvelhecimento) e que se está a revelar como uma autêntica cura de reparação para os cabelos mais castigados: o ácido hialurónico para o cabelo.

Esta substância é um componente básico do corpo humano. De facto, trata-se de uma proteína presente sobretudo na pele, nas cartilagens, nos ossos, nos vasos sanguíneos, no cordão umbilical, etc. e da qual se pode dizer que atua como um autêntico guardião da hidratação do organismo.


O grande poder do ácido hialurónico é a sua impressionante capacidade de absorver grandes quantidades de água, armazenando a humidade (estima-se que um grama de ácido hialurónico pode absorver até três litros de água). Esta função de esponja funciona na perfeição aproximadamente até aos 25-30 anos, altura a partir da qual a produção desta proteína começa a ser menor, o que leva a uma perda da hidratação da pele, causa direta dos três inimigos principais da “firmeza facial”: a secura, a flacidez e, finalmente, as rugas. As zonas do corpo nas quais este abrandamento da produção do ácido hialurónico se torna mais evidente são as mãos, o pescoço, o rosto e o decote.

O ácido hialurónico incorporado nas fórmulas cosméticas tem por objetivo combater a flacidez cutânea, devolver a hidratação e a firmeza perdidas às peles mais flácidas e prevenir o envelhecimento, com resultados visíveis a curto prazo. Quanto à utilização do ácido hialurónico no cabelo, a sua principal vantagem é o elevado nível de hidratação que proporciona à estrutura capilar, compensando os efeitos negativos produzidos pelo sol, os fatores ambientais, os tratamentos agressivos e outras circunstâncias que produzem a perda de água no cabelo e que, por sua vez, dão lugar à rotura, secura, perda de brilho, de cor, etc. Além disso, a máscara de ácido hialurónico, um dos produtos Svenson, demonstrou que é um excelente protetor para a radiação solar: se for deixada no cabelo durante a exposição ao sol, os seus hidratantes ativos atuam como um autêntico escudo protetor face ao dano que o sol, e outros fatores ambientais, produzem na cutícula.

Portanto, para manter um cabelo bonito, é muito interessante conhecer as propriedades e as vantagens dos novos ingredientes que fazem parte da composição dos produtos capilares, algo tão importante como saber escolher um champô de forma adequada ou saber como lavar o cabelo corretamente.

Marcado com →  
Compartilhado →