Há já algum tempo que o ácido hialurónico se tem vindo a posicionar como uma das substâncias estrela no campo da cosmética e da medicina estética. O motivo do “sucesso”desse ácido é a impressionante capacidade que tem para reter água à sua volta, atuando como uma esponja e sendo por isso um ingrediente muito eficaz para manter a pele elástica, hidratada e mais jovem. Estas propriedades super-hidratantes começaram-se também a aplicar na área dos cuidados capilares, sendo cada vez em maior número os produtos para o cabelo que incorporam ácido hialurónico.

Mas o que é exatamente esta substância? Tal como outros ingredientes antienvelhecimento, como o colagénio ou a elastina, o ácido hialurónico está presente de forma natural no nosso organismo, e a sua principal função é a de manter a elasticidade e a hidratação da pele, assim como a do cabelo. No entanto, como consequência do processo de envelhecimento, a concentração deste ácido tanto na derme assim como na estrutura capilar é cada vez menor e daí a necessidade de o aplicar ou repor de forma externa, através de cosméticos e de tratamentos.


A nível capilar, a aplicação do ácido hialurónico representa uma excelente estratégia para proteger o cabelo. A melhor forma de garantir ao cabelo as vantagens desta substância é através da aplicação sob forma de máscara para o cabelo de um dos produtos mais inovadores desenvolvidos pela Svenson. Para além das propriedades hidratantes do ácido hialurónico, esta máscara incorpora um protetor solar especialmente adaptado ao cabelo já que para além de o proteger da radiação solar, lhe dá brilho e evita a perda da cor.

A aplicação do ácido hialurónico favorece todos os tipos de cabelo, mas são os pintados e permanentados, assim como os mais secos e desvitalizados que mais agradecem a “injeção de hidratação” que essa substância representa, já que lhes devolve em muito pouco tempo o seu bom estado, alisando a cutícula, proporcionando-lhes brilho e suavidade e, sobretudo, dando-lhes um aspeto saudável.

Devido ao elevado poder de hidratação, os produtos que contêm ácido hialurónico são também indicados para os casos em que é necessário resolver problemas capilares como o couro cabeludo irritado, pois este ácido contribui com uma hidratação extra nessa zona da pele, conseguindo-se assim não só aliviar essa alteração capilar mas também prevenir a queda de cabelo.

Para além da máscara, na loja Svenson podem encontrar-se outros produtos que incorporam o ácido hialurónico à sua composição, tal como o champô e a loção, que para além desta substância incluem outra, a creatina, cuja principal característica é a de acelerar o processo de regeneração do cabelo danificado, estimular a síntese de colagénio (também indispensável para a saúde capilar) e aumentar a resistência à rotura, que se produz mais facilmente nos cabelos mais secos e castigados.

Compartilhado →